Ce em Destaque
Tecnologia

Cogerh começa a monitorar uso de água em açudes com imagens de satélite

A vantagem da iniciativa , com imagens diárias e de todo o estado, possibilita a detecção de irregularidades com agilidade

23/09/2019 10h00
Por: Redação Ceará em Destaque

Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão tendo acesso diário a imagens de satélite de alta qualidade para identificar áreas sujeitas a fiscalização, onde valem algumas regras de restrição do uso da água por causa da seca, por exemplo. Os técnicos do órgão já receberam treinamento para a operação das imagens. Os núcleos regionais da Cogerh de Limoeiro do Norte e Sobral participaram do treinamento.

A vantagem da iniciativa , com imagens diárias e de todo o estado, possibilita a detecção de irregularidades com agilidade. São imagens coletadas diariamente por mais de 150 satélites com o objetivo de fazer cumprir instrução normativa Nº 02 da Secretaria de Recursos Hídricos, que dispõe sobre os instrumentos de fiscalização, autuação e interposição de recursos por infrações à Legislação Estadual de Recursos Hídricos.

O investimento no projeto foi da ordem de R$ 2 milhões e tem duração de, pelo menos 3 anos, conforme contrato firmado entre Cogerh e a Planet, empresa norte americana que possui a tecnologia de satélites. O sistema também vai auxiliar na observação da qualidade da água, além de monitorar possíveis irregularidades em áreas de proteção próximas a açudes.

A companhia negocia, ainda, um protótipo de um “Sistema de Alerta”, um software que vai “avisar” quando encontrar mudanças entre períodos. “ Quando o usuário fizer um desmatamento, construir um tanque, e encher alguma coisa o sistema vai notar a diferença tomando como base uma imagem anterior e uma mais recente, indicando que houve alteração no espaço. A empresa responsável pela tecnologia desenvolverá o protótipo em até 6 meses.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.