Ce em Destaque
Aliança?

Deputado Guimarães admite aproximação e conversa com Eunício Oliveira

causou estranheza a algumas lideranças do PT. Embora já tenha participado de outras alianças com o PT em Fortaleza, o histórico recente desta relação é de um distanciamento e de arestas não resolvidas

23/09/2019 08h40
Por: Redação Ceará em Destaque
Fonte: Do Focus.Jor

O deputado José Guimarães (PT) revelou que abriu “diálogo” com o presidente do MDB, Eunício Oliveira, discutindo uma provável aliança MDB-PT em Fortaleza, em 2020. A informação foi dada ao jornal O Povo e causou estranheza a algumas lideranças do PT. Embora já tenha participado de outras alianças com o PT em Fortaleza, o histórico recente desta relação é de um distanciamento e de arestas não resolvidas.

O distanciamento entre o MDB e os petistas de Fortaleza começou com a decisão dos emedebistas de apoiar Roberto Cláudio em 2012, inclusive indicando o vice, Gaudêncio Lucena. Posteriormente, Eunício lançou-se ao governo, contra o petista Camilo Santana. A participação de Eunício no processo de impeachment de Dilma azedou de vez a relação.

A reaproximação só foi possível, em 2018, quando o PT abriu mão de indicar um candidato ao Senado, que teoricamente beneficiaria Eunicio em sua campanha de reeleição ao Senado, graças ao aval e o peso político do Governador Camilo Santana. Mesmo assim, a participação do partido na campanha de Eunício foi praticamente nenhuma.

Guimarães, ao anunciar um diálogo com Eunício Oliveira, põe fogo na relação entre o PT e o PDT e isola ainda mais Camilo Santana no âmbito do partido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.