Aqui entre nósUma conversa sobre os dilemas da vida contemporânea à luz da psicologia POR ELIZÂNGELA NOGUEIRA
Sobre estar preparado(a): Quem está? É verdade que há muita gente boa no mercado de trabalho. E que há outras que não perdem tempo estudando e se preparando para concursos públicos ou mesmo fazendo alguma formação que agregue valor à sua área. E você, em quê está preparado?
Sabemos que arrumar um emprego com estabilidade e um bom salário é algo muito difícil. Até mesmo as pessoas que têm formação acadêmica estão enfrentando alguns desconfortos na hora de conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Agora, imagina quem não estuda ou quem simplesmente concluiu o ensino médio e, de certa forma, "parou no tempo"?
É preciso muita força de vontade pra alcançar nossos objetivos. É necessário abrir mão de atividades que nos proporcionam prazer, como por exemplo, tomar aquela gelada com os amigos na sexta à noite. Nunca ouvi falar que alguém venceu na vida saindo toda semana e participando de tudo quanto é festa, diversão ou procrastinando. Os grandes empresários, as pessoas de sucesso sempre nos inspiram contando suas histórias de quando não tinham dinheiro nem tempo, porque dedicaram suas vidas a estudar, a trabalhar duro e abrir mão das coisas que gostavam de fazer.
Estar preparado é um compromisso individual consigo próprio, deveria ser quase como um ritual de passagem. Olhe lá se não for. Acordar, estudar, trabalhar, estudar, estudar e estudar... Não se engane. Você não vai conseguir passar em concurso nenhum se você não ler, ouvir, assistir, pesquisar e focar na sua meta.
Responda mentalmente para você mesmo: se hoje você fosse fazer uma prova de concurso ou uma seleção para um cargo muito importante, estaria preparado? Digo mental e cognitivamente? Teria o conhecimento e as habilidades específicas exigidas para tal? Se sim, ótimo, continue, este é o caminho. Se não, o que está esperando? Aprenda a usar seu celular como ferramenta que agrega valor à sua vida. Caso contrário, você está perdendo tempo. E tempo é dinheiro.
Uma dica para você começar agora a alcançar seus objetivos: organize seu tempo, ou melhor, gerencie o seu tempo. Escreva tudo que precisa fazer durante o dia. Organize num papel os horários e distribua todas as tarefas de forma que não sobre tempo ocioso. Preencha todas as horas do seu tempo e não se esqueça de se alimentar e dormir pelo menos 7h por noite. Você terá exatamente 17 horas para trabalhar, estudar e se dedicar à família ou à vida pessoal. Vejamos: caso trabalhe 8h por dia, você ainda teria 9h pra distribuir com outras atividades.
O sucesso começa quando você é o primeiro a acreditar nele. Esteja simplesmente preparado. Quando a oportunidade chegar você não tem o que perder. Mas se você não estiver, com certeza nada irá ganhar. Que tal começar agora?
_____
SOBRE A AUTORA: É psicóloga e graduanda em gestão de recursos humanos. Tem especialização em terapia cognitiva comportamental e amplo conhecimento em psicologia organizacional, além de conhecimento em gestão de controladoria interna de gestões públicas.
Consultas agendadas pelo telefone - (88) 9-9872-5599